Em 2016 iniciamos nossa caminhada no Modelo de Excelência da Gestão proposto pela Fundação Nacional da Qualidade. Neste ano, iniciamos o Nível II: Compromisso com a Excelência.
Nesse artigo você vai conferir:
- O que é o Modelo de Excelência da Gestão
- A conquista dos Primeiros Passos para a Excelência
- O Compromisso com a Excelência
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) ®
Um modelo de gestão objetiva servir de referência para a gestão de uma empresa, dispondo de elementos para realizar o modelo de negócio em termos de processos, indicadores e mecanismos de controle.
Entretanto, qualquer que seja o modelo, ele acaba sofrendo adaptações para cada organização devido ao ambiente, cultura e valores internos. Assim, os modelos de gestão servem como referencial para as organizações.
O Modelo de Excelência da Gestão ® é um modelo integrativo e sistêmico baseado na melhoria contínua e inspirado pelo ciclo PDCL (Planejar, fazer, checar e aprender).
Ele foi criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e sua ideia-mãe é compreender as relações de causa e efeito entre os modelos para definir a medida que mais se ajusta às características e expectativas da organização.
A visão de excelência do MEG é que se gere resultados a todas as partes interessadas através da integração, compartilhamento e direcionamento dos processos gerenciais.
É importante destacar que a busca pela excelência depende da capacidade da organização em seguir os propósitos em harmonia com o ambiente que ela interage e depende.
O MEG prega 13 fundamentos da excelência para que as empresas se tornem organizações de nível Classe Mundial, isso é, as melhores do mundo:
- Pensamento sistêmico;
- Atuação em rede;
- Aprendizado organizacional
- Inovação;
- Agilidade;
- Liderança transformadora;
- Olhar para o futuro
- Conhecimento sobre clientes e mercados;
- Responsabilidade social;
- Valorização das pessoas e da cultura;
- Decisões fundamentadas;
- Orientação por processos;
- Geração de valor.
Dentre os benefícios da aplicação do modelo estão a competitividade e sustentabilidade da empresa, a melhoria da gestão de forma abrangente, visão sistêmica dos processos, o comprometimento e cooperação entre as pessoas, a cultura de excelência e a maturidade da gestão.
EOS conquista Primeiros Passos para a Excelência
Em 2016 a EOS iniciou nos Primeiros Passos para a Excelência do MEG (Nível I – 125 pontos) com o objetivo de aperfeiçoar os processos de gestão de forma sistêmica com a participação das lideranças e força de trabalho.
Após quase um ano de aplicação das práticas recomendadas pela FNQ, a EOS passou pela avaliação de técnicos do MS Competitivo e conquistou o certificado dos Primeiros Passos para a Excelência durante o Prêmio Qualidade da Gestão (PQG 2017).
Durante esse tempo, a EOS buscou implementar as melhores práticas, alinhadas aos Fundamentos da Excelência, e obteve resultados que atenderam suas necessidades e das partes interessadas.
Os primeiros passos permitiram um rico exercício de reflexão sobre a gestão e a conquista do certificado reflete o compromisso da EOS na busca de uma gestão de qualidade e sua preocupação com seus stakeholders.
O Compromisso com a Excelência
Dando continuidade à busca pela excelência, neste ano, a EOS participa do PQG 2018 no Nível II (250 pontos): Compromisso com a Excelência.
De acordo com a FNQ, os critérios do Compromisso com a Excelência são aplicáveis às organizações que estão em estágio inicial de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados.
Por meio dos critérios de excelência, é possível implantar um programa de melhoria da gestão, por meio de autoavaliações, e obter um profundo diagnóstico do sistema de gestão.
MEG EOS 2018
Para 2018, foi criado o “Comitê de Qualidade EOS” que ficou responsável pelo ciclo de avaliação do Compromisso com a Excelência e o acompanhamento de projetos inerentes à melhoria da qualidade em gestão.
Ao longo de dois meses, o Comitê de Qualidade se reuniu para levantar as melhores práticas de gestão seguidas pela EOS, as oportunidades de melhoria e o preenchimento do Relatório Gerencial do PQG 2018.
Além disso, estivemos participando na capacitação das candidatas ao prêmio oferecida pelo MS Competitivo no mês de março.
A EOS também disponibilizou três colaboradores para atuar como avaliadores do MS Competitivo no ciclo 2018 do PQG. Dessa forma, poderão auxiliar no processo de avaliação de outras candidatas e que também seguem o Modelo de Excelência da Gestão.
Os colaboradores estiveram participando do treinamento no mês de maio com o Professor e Diretor Técnico do Instituto Paulista de Qualidade da Gestão (IPEG), Carlos Schauff.
O Relatório Gerencial do PQG 2018 já foi entregue ao MS Competitivo e a avaliação das candidatas será realizada no mês de agosto.
Enquanto isso, a EOS continua implementando projetos e planos de ação em busca da excelência em gestão. Com toda essa caminhada, busca-se a melhoria e a qualidade dos processos gerenciais internos e o aumento da competitividade. Tudo isso alinhado à nossa missão e ao compromisso com as partes interessadas.
Quer saber como você pode nos ajudar nessa caminhada? Fale com um de nossos especialistas. A EOS tem a solução perfeita para você.