Há pouco falamos da importância em liderar e motivar equipes. Como conquistar a eficiência em gestão de pessoas? Há alguns pontos a serem levados em consideração. Venha conferir!
Gerir pessoas não é uma tarefa simples. Falamos há pouco da importância de se ter um líder na empresa e como as pessoas precisam se sentir motivadas.
O capital humano é um dos pilares mais importantes da corporação. E gerir esse capital exige dedicação e exercício constante da empatia e do diálogo.
Atualmente, o sucesso de uma empresa está diretamente ligado a uma equipe de profissionais capacitada e alinhada aos objetivos da organização. Assim, a gestão de pessoas se tornou um item essencial no planejamento estratégico das empresas.
Principalmente em tempos de crise financeira, repensar estratégias e redirecionar esforços tem sido crucial para a manutenção das empresas no mercado.
Com a baixa produtividade e uma taxa de desemprego elevada, tornou-se essencial investir em uma gestão de pessoas eficaz. Reter talentos, com foco na formação de equipes de alta performance é uma das formas de se ganhar produtividade.
Mas você sabe a diferença entre eficiência e eficácia? A eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas. Dessa forma, os recursos da empresa são aplicados da forma mais racional possível.
Por outro lado, a eficácia tem mais a ver com produtividade. Ela prevê o alcance dos objetivos por meio dos recursos que se tem disponível. É como fazer mais, se tendo menos.
A excelência de uma organização depende da forma de trabalhar a eficiência e a eficácia. E como gerir o principal recurso da empresa? Contamos algumas dicas importantes para você!
Primeiramente, se convença!
Era bastante comum considerar os recursos humanos como gastos desnecessários. E ainda hoje isso existe. Entretanto, muitas empresas já mudaram essa concepção e se você ainda não se convenceu, então se convença.
Já dissemos aqui, não existe uma organização sem pessoas. Por mais que seja um número reduzido de pessoas. E independentemente do montante gasto com recursos humanos, ele deve ser encarado como investimento.
Hoje em dia, as empresas têm acesso à tecnologia, insumos e a informações de mercado. Assim, o grande diferencial dos empreendimentos tem sido a qualidade do pessoal. A gestão de pessoas passou a ser uma ação estratégica para aumentar sua competitividade no mercado.
São os recursos humanos que tomam as decisões sobre os demais recursos dentro da empresa, por isso, fica claro que a eficácia em pessoas é um determinante da eficácia organizacional.
Desenvolver uma boa equipe, coesa, pró-ativa e ágil é a melhor maneira de aumentar a lucratividade da empresa. Sabe por que? Há uma relação direta entre a qualidade da equipe e a produtividade e desempenho da empresa no mercado.
Quando os colaboradores se sentem motivados, eles executam suas funções com entusiasmo, fazendo-os mais eficientes e produtivos. Isso gera resultados para a organização, pois reflete na qualidade do trabalho desenvolvido. Com isso, o retorno financeiro dos investimentos efetuados se torna certo.
Claro que lidar com os diferentes perfis e culturas é um grande desafio para os gestores. Mas há maneiras de engajar os colaboradores à cultura organizacional. Por isso, aqui vão algumas dicas.
Como conquistar a eficiência em gestão de pessoas?
Não existe fórmula mágica. Tudo depende de trabalho duro e de que todos acreditem no que está sendo realizado. E claro, você nunca vai saber se funciona se não tentar, certo?
1 – Valorização dos colaboradores
Acabamos de dizer que trabalhadores valorizados são mais produtivos, então essa tinha de ser a primeira dica.
A valorização dos colaboradores depende das pessoas com quem você trabalha. Como elas se sentem mais motivadas a trabalhar? Com um dinheirinho a mais no bolso? Com um churrasco com toda a equipe quando atingirem a meta? Com um dia de folga quando se destacar? Aqui cabe o que mais faz sentido e o que é possível realizar em sua empresa.
Sentir-se valorizado pelo líder é fundamental para que o trabalhador tenha satisfação no emprego. Todos gostam de sentir que seu trabalho tem valor para alguém. As ações de reconhecimento também despertam a vontade de superar os limites. Assim, um trabalhador engajado segue no caminho dos objetivos empresariais.
Se o colaborador se sente desmotivado, ele rende menos. Além disso, ele se sente pronto para sair quando surgir a primeira oportunidade. E não é isso que as empresas buscam. Até porque contratar e demitir pessoas acaba saindo caro devido as altas tributações.
2 – Liderança e colaboração
Já falamos aqui sobre a importância do papel de liderança. Um líder é o espelho para uma equipe e a força motriz do engajamento. Uma boa liderança pode motivar os funcionários a produzirem mais.
Um ponto importante da liderança é conhecer bem a equipe. Isso permite saber quais as melhores áreas e funções para cada pessoa, gerando uma maior produtividade.
Além disso, dar oportunidade para que os colaboradores opinem e auxiliem nas tomadas de decisões é outro ponto importante. Eles conhecem o dia-a-dia da empresa, e principalmente, de suas funções. Assim, permitir que eles participem mais é uma ótima forma de motivar, além de aumentar o senso de responsabilidade da equipe.
E mais: os gestores coordenam e dirigem as atividades, mas não dão conta de tudo sozinhos. Por isso, é essencial que se delegue tarefas. Além de ser necessário, isso eleva o comprometimento dos colaboradores e evita que, na ausência do líder, a organização seja prejudicada.
Sempre haverá profissionais na empresa capazes de assumir as incumbências surgidas, fornecer respostas para as questões organizacionais e conduzir o empreendimento sem maiores dificuldades.
3 – Comunicação interna
Esse é outro assunto que já debatemos bastante aqui no blog: a comunicação interna nas empresas. É de suma importância investir na boa comunicação interna para que não ocorra ruídos e informações erradas.
A comunicação interna pode ser realizada de diversas maneiras: mural de avisos, redes sociais, e-mails, newsletters, intranet, etc. Ela é importante para a gestão de pessoas, pois possibilita o compartilhamento de informações e a atualização dos colaboradores.
Isso é um fator relevante para a criação de um ambiente colaborativo. Sabe o que é isso? Significa entrosar os funcionários e fazer com que a colaboração entre eles favoreça a inovação e a solidariedade no ambiente de trabalho.
A integração propicia um ambiente de solidariedade e ganhos mútuos, tanto para a equipe, quanto para a organização.
4 – Treinamento e capacitação
Investir em treinamento e capacitação inerentes à seu negócio é outra forma de gerir bem as pessoas. Os profissionais quando se sentem capacitados, desenvolvem melhor e com mais confiança seu ofício.
Os cursos e treinamentos ajudam os funcionários a desempenhar suas funções de forma mais assertiva e eficiente. Além disso, potencializa competências importantes para a empresa. Se os funcionários não possuem conhecimento suficiente para desenvolver determinadas funções, não é possível alcançar os resultados esperados.
Está com o orçamento curto? Estimule a busca pelo desenvolvimento constante! Um simples questionário pode identificar os pontos que necessitam de melhoria, bem como aqueles que os profissionais desejam aprender ou se aperfeiçoar.
Quando os colaboradores se sentem crescendo profissionalmente, eles acreditam que a empresa os valorizam e os incentivam a crescer.
5 – Nunca se esqueça do feedback!
O feedback é uma das mais importantes ferramentas de gestão de pessoas. Somente com o retorno, seja positivo ou negativo, sobre seu trabalho que as pessoas param para refletir e melhorar o que está sendo feito.
Não espere ter um resultado ruim. Sempre oriente, corrija e reconheça o esforço de cada um. Além do mais, essa pode ser uma maneira de aproximar o gestor de sua equipe, desde que seja feito com imparcialidade e transparência.
6 – Estabeleça metas alcançáveis
Não adianta estabelecer uma meta que nunca será atingida. Isso desmotiva os trabalhadores e os deixam frustrados.
Por isso, inserir metas praticáveis motivam os colaboradores e estimula o desejo de melhoria.
Ademais, é possível inserir metas individuais e coletivas para os diversos níveis da empresa, de acordo com os limites de atuação, conhecimento e experiência de cada um.
7 – Otimize seus processos
Essa é uma ótima forma de envolver colaboradores. Busque melhorar seus processos mais importantes e conte com o apoio de quem trabalha o dia todo com aquilo.
Independente do setor de atuação de sua empresa, há diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado, até mesmo para auxiliar na gestão de pessoas. O importante é não deixar de aprimorar!
Gerir o capital humano é uma das tarefas mais desafiadoras e complexas do mundo empresarial. Diversas dessas dicas precisam ser adequadas à realidade de sua empresa.
Mas como já dissemos, os recursos humanos são essenciais para a sobrevivência de uma instituição. Por isso, é tão importante buscar novas formas de geri-lo e ganhar uma maior eficiência.
Esperamos que você tenha ficado com uma pulga atrás da orelha após essa leitura. Não deixe de nos contar o que tem feito para aumentar a eficiência do seu pessoal!
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