No artigo de hoje vamos falar sobre o serviço de campo, um assunto essencial nas companhias de saneamento, e como uma gestão inteligente influencia na realização desse conjunto atividades.
Veremos os seguintes tópicos:
- A importância do serviço de campo
- Quais as dificuldades encontradas?
- A gestão inteligente no serviço de campo
- Relatórios e indicadores
O serviço de campo no saneamento básico é em sua essência aquele que depende do contato físico do colaborador com a solicitação ser atendida. Esse pedido pode ser uma nova ligação, conserto de vazamentos, revisão de leitura ou até o consumo final de uma localidade.
Imagine que essas empresas são responsáveis desde centenas até milhões de clientes, com solicitações ocorrendo a todo momento. Fora as externalidades como o rompimento de uma adutora ou de encanamentos nas ruas.
Assim como qualquer atividade pública o serviço de campo do saneamento básico deve prezar pela eficiência, seja na gestão de recursos humanos ou de materiais.
Mas, como essa eficiência ou falta dela influencia a vida da população de fato? É o que veremos a seguir!
A importância do serviço de campo
O saneamento compreende ao menos quatro vertentes de serviços públicos prestados à população. Lidando muitas vezes com fatores essenciais à vida, como a manutenção de redes que distribuem água potável.
O serviço de campo também influencia diretamente em questões de saúde pública, visto que obras e manutenções nos esgotos e na drenagem pluvial vão evitar doenças e outras fatalidades.
Há também fatores jurídicos dispostos em contrato, que prevêem a manutenção ou crescimento de índices de atendimento, dependendo objetivamente do serviço de campo. Situação já concebida na Lei do Saneamento Básico e nas metas e objetivos dos contratos de prestação desses serviços.
Um exemplo é o contrato da prefeitura de Foz do Iguaçu e a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR). Onde o contrato de programa firmado para os serviços de água e esgoto prevê índices de distribuição e alcance, ao longo dos anos.
O serviços de campo no saneamento representa ainda uma parcela da arrecadação financeira da companhia, as chamadas receitas indiretas. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) esses valores representaram 36,9 milhões de reais ou 23% do arrecadado com os serviços de água e esgoto em 2017 no Brasil.
Vale ressaltar, que as receitas indiretas incluem fatores como sanções ou multas por impontualidade, não apenas o serviço de campo. E este não aparece de forma isolada no SNIS .
Dada toda essa relevância, a empresa de saneamento deve se posicionar pronta a atender os serviços de campo. Mantendo a sustentabilidade financeira, disponibilizando meios consistentes para que o colaborador executar sua função e alcançando índices contratuais e de qualidade.
Quais as dificuldades encontradas?
Quando falamos de saneamento de modo geral, uma das principais dificuldades é a dificuldade de acesso à informação, atingindo o serviço de campo de diversos modos.
Ainda hoje muitas companhias possuem um controle manual de suas atividades, o que trava a fluidez dos serviços. Ocasionado por exemplo por montanhas de papéis que se formam a cada requisição.
A falta de canais de atendimento eficientes e integrados com o setor operacional também é um problema. Visto o serviço de campo depende dessas solicitações de forma dinâmica, a fim de aumentar sua produtividade.
Podemos citar também a carência de relatórios e indicadores, que como o ditado diz “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Uma companhia deve zelar por metas, e consequentemente adotar ações corretivas com base em relatórios periódicos e indicadores.
A inexistência de ciclos de manutenção também é um fator que gera gastos para a companhia e transtornos para os clientes.
Essas complicações internas são principalmente uma questão de coordenação, exigindo uma melhor estruturação e desenho de processos. Incidindo diretamente em uma gestão inteligente.
A gestão inteligente no serviço de campo
Os recursos tecnológicos estão na dianteira, quando se trata de aprimorar a gestão de forma inteligente. Por esse motivo as maiores e melhores companhias de saneamento se utilizam desses de softwares e dispositivos inovadores em várias áreas.
Os exemplos são inúmeros e unem a expertise dessas empresas a tecnologia, indo desde a automatização de testes no tratamento de água, até a leitura e impressão simultânea de contas.
Mas e o serviço de campo, como pode se beneficiar disso?
Uma das primeiras utilidades da gestão inteligente é disponibilizar a informação onde e a quem for necessário. Utilizando-se de softwares de gestão de serviços é possível agrupar dados de clientes e suas solicitações.
Esse tipo de solução elimina papéis e dá dinamicidade ao serviço de campo. Um exemplo são as soluções integradas, como o Nautilus Serviços, onde o operacional dispõe de smartphones que recebe as ordens de serviço em tempo real para serem executadas.
Perceba que anteriormente o colaborador precisava pegar as ordens de serviço apenas na companhia. O que no fim do dia gerava um arquivo enorme para ser processado manualmente e recolocado na rota do próximo dia, se necessário.
O vídeo mostra o Nautilus Serviços sendo utilizado no serviço de campo
Aliás, aí está outro problema solucionado, todos os dias o gestor precisava dispor de um mapa imenso e alocar as ordens de serviços para então atribuir uma equipe. Com os softwares, essa situação teve uma redução drástica de tempo.
O software faz todo o processo com base em inteligência geográfica e aplica as melhores rotas. Onde o gestor pode alocar as equipes, mediante a análise de tempo já calculada pela aplicação.
Isso dispensa os colaboradores de serviços repetitivos e os realoca para serviços que realmente são vitais para a companhia.
Relatórios e indicadores no serviço de campo
Como sempre citamos aqui no blog, metas, objetivos e indicadores são importantes no saneamento básico. As aplicações inteligentes ajudam nesse requisito arquivando dados da execução dos serviços de campo e as disponibilizando ao gestor.
Relatórios de estoque por exemplo, ajudam a controlar as despesas e os materiais utilizados em campo. Com a análise desses dados o gestor pode efetuar compras com maior segurança e ainda demonstrar a transparência da gestão.
As informações contínuas vão possibilitar ciclos de manutenção e evitar problemas antes que ocorram, evitando perdas de água por exemplo. Além disso, a companhia demonstra sua responsabilidade com os colaboradores, clientes e com o meio ambiente.
Por fim, não poderia deixar de dizer que todas essas funcionalidades citadas estão presentes no Nautilus Serviços, uma aplicação EOS para monitorar, controlar e automatizar o serviço de campo.
A aplicação garante a integração dos setores e gerencia solicitações e execuções em tempo real, tudo isso adaptado a realidade da companhia de saneamento.
Se quiser saber mais sobre o Nautilus, temos um artigo completo sobre ele e suas funcionalidades. Ou ainda, você pode falar nossos de nossos especialistas, a EOS tem a solução perfeita para você!