Alguma vez você já se perguntou se deveria adotar um sistema de gestão comercial? Hoje nós trazemos a resposta para seus questionamentos. Confira!
A necessidade de implantação de um novo sistema se dá, na maioria das vezes, quando a situação na empresa está fora de controle.
Um dos motivos mais comuns é a dificuldade de acesso às informações por falta de integração entre os setores. A falta de padronização de processos é outro elemento importantíssimo.
Um sistema de ERP pode ajudar nessas atividades gerenciando todas as operações diárias de uma empresa. Sua abrangência começa no faturamento e vai até o balanço contábil. Da área de compras ao fluxo de caixa. Da apuração de impostos à administração de pessoal. Enfim, é responsável por todo o trabalho administrativo e operacional de uma organização.
Por que adotar um sistema de gestão comercial?
Adotar um sistema de gestão é uma decisão muito complexa, independentemente do tamanho da empresa. Essa decisão pode ser fundamental para seu negócio.
Ganhar produtividade, economia e agilidade é um diferencial que o mercado exige. Isso tem que ser visualizado pelo gestor. É necessário perceber o quanto de benefício será trazido à organização pela implantação do novo sistema.
Para que traga reais vantagens ao seu negócio, são necessárias customizações e parametrizações no sistema. Vamos entender um pouquinho mais sobre isso para ver a importância que isso tem:
- Parametrizar é o ajuste das regras e processos para atender a necessidade da empresa. Este processo ou regra já existe no sistema, sendo necessário adaptá-lo às melhores práticas da gestão.
- Customização é a criação de novas regras de negócios ou processos no sistema. É quando um processo ou regra de negócio específico e particular da empresa não estão contemplados no sistema.
Sistema de gestão comercial é com a EOS
A customização e a parametrização objetiva padronizar os processos. É fundamental para medir o desempenho da empresa.
Nós da EOS Consultores desenvolvemos sistemas de gestão nos segmentos de saneamento básico, meio ambiente e fiscalização. Nossos produtos são totalmente parametrizáveis e customizados para cada necessidade do cliente. Não é por acaso que nosso slogan é “Soluções perfeitas para você”.
Desenvolvemos produtos que padronizam os processos.
Realizamos levantamentos e mapeamentos para apresentar a melhor solução. Como trabalhamos sempre com o cliente, avaliamos juntos a sinergia e aderência na empresa.
Nossa experiência de mercado, adquirida ao longo dos 20 anos de existência, permite desenhar a solução adequada para a sua necessidade. Nossos desenvolvimentos são realizados em conjunto com a equipe do cliente. Proporcionamos transferência de conhecimento.
Para conhecer nossa metodologia, mostraremos um pouquinho de como trabalhamos.
Metodologia EOS para ajudar a sua empresa
Inicialmente, realizamos diversas reuniões para entendermos da cultura da empresa, sua vocação e estrutura organizacional. Posteriormente, levantamos os pontos importantes e críticos para o cliente.
Analisamos a aderência de nossos produtos ao perfil do cliente, com base em suas expectativas e necessidades. Somente então construímos um macro projeto. Este é apresentado à empresa para que seja aprovado e iniciado os trabalhos de desenvolvimento e implantação.
Os processos atuais são levantados, analisados, desenhados e criticados. Aí surgem os novos desenhos de processos com a finalidade de melhorar o fluxo de trabalho da empresa.
De posse de todas essas novas informações, desenvolvemos as funcionalidades de cada processo e já nos preocupamos com a parte técnica.
Em um projeto em que há a troca de sistemas é comum existir a necessidade de migrar dados de um sistema para outro.
Essa etapa é de extrema relevância e de muita complexidade. Pensando nisso, em cada projeto, realizamos um plano minucioso no qual constam os sistemas operativos existentes, os quantitativos de registros, a estratégia a adotar, o desempenho da migração e os riscos. Durante essa etapa são realizadas pequenas migrações visando garantir a integridade dos dados.
Todas as fases do projeto são acompanhadas e aprovadas pelo cliente para legitimar todo o trabalho. Todas as entregas definidas no projeto são acompanhadas de perto por ele. Essa premissa garante que os critérios de aceite previamente estabelecidos sejam cumpridos.
Aí que entra o desenvolvimento propriamente dito.
Nesta fase, são elaborados os programas novos, as alterações de rotinas já existentes, ou seja, as parametrizações e customizações tão importantes para o projeto.
Desenvolvido o produto, são feitas as homologações pelo cliente. Homologações são os testes que a equipe do cliente faz no sistema para confirmar sua funcionalidade e requisitos.
Após o aceite dos produtos gerados nessa fase dos trabalhos, partimos para o treinamento dos colaboradores do cliente.
Fase fundamental para impactar a equipe com os novos rumos da empresa. São treinados todos os colaboradores do cliente envolvido direta ou indiretamente com o sistema. Em nossos treinamentos, reservamos um tempinho para tratarmos de gestão de mudança!
Com os processos de desenvolvimento, parametrização e customização do produto finalizados, aceite do cliente e treinamento, é iniciada a implantação.
Durante essa nova fase, disponibilizamos todos os recursos necessários para que a etapa seja concluída com êxito. Afinal, é a hora da onça beber água, como se diz na nossa terra.
Na implantação, acompanhamos a operação do sistema dentro do ambiente da empresa durante um mês. No caso do sistema de gestão comercial, o acompanhamento é feito até o primeiro fechamento contábil.
Posteriormente a este prazo, o acompanhamento é feito remotamente em nossa sede.
Pós implantação
Para finalizar, este longo trabalho realizado a quatro mãos com o cliente, o serviço será novamente avaliado. Caso a operação do sistema ainda não esteja como desejada, nossa equipe estará pronta para atuar. Sistema implantado, agora é hora da continuidade da operação e ajustes naturais de evolução.
Dependendo do tipo de contratação escolhida podemos:
- Dar manutenção e suporte com nossa equipe técnica; ou
- Possibilitar que o cliente dê manutenção e suporte utilizando sua equipe interna; ou
- Utilizar um misto das duas modalidades.
Como o mercado é dinâmico, estamos sempre atualizando nossos produtos. Focados em melhoria contínua e resultados. Possuímos produtos robustos e estruturados.
Os resultados desse investimento são visíveis rapidamente. A padronização de processos fará com que sua empresa aumente consideravelmente a produtividade.
Com o sistema de gestão comercial, sua empresa passará a ter dados para planejar e reduzir custos. Dinamizará o tempo e as tomadas de decisões serão mais assertivas devido a confiabilidade e rapidez na aquisição de dados relevantes.
Sabemos que o processo é complexo e demorado. Por isso você pode tirar proveito da expertise do nosso time para ajudá-lo nesse caminho.
Conheça as nossas soluções aqui e agende uma demonstração. Descubra como um sistema de gestão comercial pode mudar a gestão da sua empresa.