Recursos do Ministério do Meio Ambiente serão convertidos em veículos e equipamentos para coleta e reciclagem
Cerca de R$ 4,7 milhões foram liberados pelo Ministério do Meio Ambiente para ações do programa Lixão Zero nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os recursos serão distribuídos entre municípios nos estados do Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais e o Distrito Federal.
Os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos e veículos especializados para reciclagem visando melhorar a coleta seletiva nas regiões. Mais de 3,4 milhões de brasileiros serão beneficiados pela gestão de resíduos adequada nessas localidades e seus entornos.
Investimento
Nos municípios de Anchieta-ES e de Guaxupé-MG, os recursos serão investidos na aquisição de caminhões especiais de coleta seletiva. Anchieta também terá 28 ecopontos instalados nas escolas e comércios da região.
Em Palmas-TO e no Distrito Federal, a aquisição de máquinas e equipamentos irá implementar a triagem dos resíduos sólidos. Além disso, também serão prestados serviços de consultoria e incentivo para implantação dos sistemas de coleta.
A aquisição dos novos equipamentos potencializará o funcionamento das Centrais de Triagem de Resíduos Sólidos e da Central de Comercialização de materiais recicláveis no DF. Com essas medidas, a manutenção e controle administrativo são fortalecidos, garantindo maior eficiência na gestão do lixo.
Fonte: GOV.
Mais projetos para resíduos sólidos como o Lixão Zero precisam ser implementados no Brasil. Em sua cidade tem algum projeto como este? Fale com um especialista, nós temos a solução perfeita para você!