O calendário 2018 da EOS ficou colorido. Este ano iniciaremos o Projeto Cores. Ele estabelece uma campanha todo mês. Venha saber mais!
Você com certeza já participou ou pelo menos viu por aí alguma campanha de cores como o outubro rosa ou novembro azul, certo?
Hoje em dia não é difícil ver diversas empresas adotando campanhas que colorem seus meses, seus uniformes e até mesmo suas logomarcas.
Então, nesse texto você vai conhecer:
- A história por trás das cores nos meses
- Qual a importância dessas campanhas
- Projeto Cores
- A cor de cada mês aqui na EOS
Preparado? Vamos lá!
A história por trás das cores
Toda essa campanha de cores teve início no ramo da saúde, mais especificamente com o outubro rosa que ocorre há mais de 20 anos a fim de alertar sobre o câncer de mama.
As campanhas foram crescendo e ganhando apoio de diversas formas. Atualmente, é muito comum encontrar monumentos iluminados com determinadas cores em prol de campanhas.
Com o tempo, foi-se adicionando mais cores e criando campanhas mensais para conscientização de determinadas doenças, algumas até mesmo em âmbito mundial.
No Brasil, o Ministério da Saúde conta com cerca de 85 campanhas ao longo do ano para conscientização de doenças. Isso se ramifica pelos estados e municípios, que vão selecionando e planejando as formas de atingir a população.
As cores se tornaram tão populares que, agora, existem meses com mais de uma cor e mais de uma causa. E aí acaba ficando à critério das organizações escolherem o que querem defender.
Com isso, não há um calendário oficial estabelecido para a cor de cada mês. A disseminação das campanhas ocorrem de acordo com o engajamento da mídia, empresas, clínicas, hospitais, indústrias, ONG’s e instituições públicas ou privadas.
Qual a importância dessas campanhas?
As campanhas mensais estimulam a conscientização e abrem debates em todas as esferas sociais. No caso das campanhas de saúde, elas ainda abrem espaço para a prevenção e troca de experiências.
As cores criam o visual das campanhas publicitárias e faz com que as pessoas se lembrem da mensagem que está sendo transmitida.
Projeto Cores na EOS
O projeto cores vem com a proposta de fomentar alguns temas ao longo do ano tanto dentro da empresa, para nossos colaboradores, como em toda nossa cadeia de valor como nossos clientes, parceiros e sociedade em geral.
Diferentemente da maioria das campanhas, o Projeto Cores não trata apenas de saúde. Busca-se ressaltar questões sociais, segurança e ambiente de trabalho.
Seu objetivo principal é levantar ações voltadas à saúde e bem estar de forma a levar conhecimento, conscientização e melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
A seguir, você pode conhecer as cores e a proposta de cada mês.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha, ainda nova, que merece muita atenção. A campanha objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental.
Busca-se com isso mudar a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promover a consciência de que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos e que a vida é estruturada por questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais.
Assim, o janeiro branco busca contribuir com a cultura da saúde mental e colocar em evidência que muitas doenças da mente podem ser evitadas.
Aqui na EOS, uma das ações do janeiro branco é sensibilizar nossos colaboradores sobre as doenças da mente e a forma como o trabalho pode impactar na saúde mental das pessoas.
Fevereiro Laranja
O fevereiro laranja é o mês da inovação. Busca-se com essa campanha motivar e incentivar a criatividade com foco na inovação.
A inovação tem se tornado cada vez mais essencial para a sobrevivência das empresas no mercado. Mesmo sabendo disso, poucas organizações exercem iniciativas para colocá-la em prática.
Por isso, o fevereiro laranja procura conscientizar sobre a importância de ser inovador e traz palestras aos colaboradores EOS sobre o tema em nosso ramo de atuação.
Março Azul Turqueza
Março foi declarado o mês azul turqueza especialmente pelo dia mundial da água.
Esse mês tem como objetivo levar a conscientização da sociedade quanto ao uso sustentável da água e sua importância em nosso dia-a-dia.
Este é um assunto que deve estar sempre em pauta, seja na esfera política, social ou pessoal. É preciso investir na preservação da água para manter a humanidade em constante desenvolvimento.
Abril Verde
O abril verde levanta a bandeira para saúde e segurança no trabalho. A campanha visa chamar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
Você sabia que o Brasil se encontra em 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho? É preciso mudar esse cenário.
Maio Amarelo
O maio amarelo é uma campanha nacional que procura chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Tem-se como objetivo colocar em pauta a segurança viária e mobilizar a sociedade em geral para um trânsito mais seguro.
Junho Vermelho
O junho vermelho traz a campanha da doação de sangue. Especialmente nesse período do ano, há uma queda média de 30% dos estoques de sangue no Brasil.
As quedas em bancos de sangue podem gerar desequilíbrios no funcionamento dos hospitais. Assim, o mês de junho busca chamar a atenção da população quanto à importância da doação de sangue.
Julho Roxo
O julho roxo é o mês da caridade. Neste mês, coloca-se em foco as ações sociais, as interações entre grupos e a importância em ajudar o próximo.
A caridade, além de ajudar a quem necessita, beneficia também aquele que a pratica. Seja com apoio material ou afetivo, os atos de caridade e interação social traz alegria e paz aos seres humanos.
Por isso, o mês de julho é inteiramente dedicado a tais ações.
Agosto Marrom
Agosto marrom é o mês dedicado à educação aqui na EOS. Tem-se como objetivo principal demonstrar a importância da educação desde o básico até o ensino profissionalizante.
A educação é um direito fundamental que ajuda não só o desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Educar ajuda no combate à pobreza e à violência, ajuda na promoção da saúde e do bem-estar, além de fortalecer a cidadania e a democracia.
Assim, o agosto marrom busca promover ações, internas e externas, que levem educação e auxiliem no desenvolvimento da sociedade a qual pertencemos.
Setembro Amarelo
O setembro amarelo é mais uma campanha de abrangência nacional que busca conscientizar e levar a prevenção do suicídio.
O objetivo principal do setembro amarelo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio. Dados oficiais mostram que no Brasil ocorrem 32 suicídios por dia. Essa taxa é superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos poderiam ser prevenidos.
Este tem sido um mal silencioso da atualidade e a EOS embarca nessa campanha junto com diversas outras organizações.
Outubro Rosa
Esta é a campanha mais antiga e que conta com um movimento internacional em apoio à luta contra o câncer de mama.
O outubro rosa surgiu em 1990 nos Estados Unidos, na qual o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Hoje, o movimento conta com diversas ações pelo mundo, inclusive com diversos monumentos iluminados pela cor rosa, gerando um enorme engajamento social.
Atualmente, a cor rosa no mês de outubro apresenta um importante papel, pois é compreendida em qualquer lugar do mundo.
Com o Projeto Cores, a EOS se une ao movimento outubro rosa e busca promover ações de conscientização no meio que atua.
Novembro Azul
Assim como o outubro rosa, o novembro azul é uma campanha de impacto mundial que promove um mês inteiro de mobilizações focado na saúde do homem.
O novembro azul é voltado ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, e causa de morte de quase 30% da população masculina que desenvolvem tumores malignos.
Diversos aspectos culturais causam impactos na doença e no diagnóstico. Dessa forma, essa campanha busca incentivar o cuidado e a saúde dos homens.
Dezembro Vermelho
Para fechar o ano, o dezembro da EOS será vermelho com foco na família. Objetiva-se mostrar a importância da família e dos relacionamentos interpessoais.
Dezembro é conhecido por ser um mês de união e comemoração, especialmente entre familiares. Assim, a EOS planeja diversas ações sociais de estímulo à fraternidade e união.
A família é o primeiro espaço de convivência do ser humano quando criança e onde se incorpora grande parte dos valores éticos.
Além disso, é onde são vivenciadas as primeiras experiências afetivas, representações, juízos e expectativas.
E então, como você vai colorir seu ano? Embarque nessa com a gente!
Você pode acompanhar, curtir e comentar todas as nossas ações mensais pela nossa página oficial no Facebook e LinkedIn.
E em caso de dúvidas ou sugestões, já sabe: Fale com um de nossos especialistas! Nós temos a solução perfeita para você!