O texto de hoje vai relembrar o Projeto Cores. O que fizemos e o que está planejado para esse ano? Confira!
Para isso vamos falar de:
- A motivação do Projeto Cores
- A relevância do Projeto Cores na EOS
- As novas cores de 2019
Os meses de 2018 foram repletos de desafios do Projeto Cores nas agendas dos nossos gestores e colaboradores.
Unido a isso tivemos recompensas pessoais, profissionais e para a sociedade de modo geral.
Se você ainda não conhece o Projeto Cores, vamos falar um pouco dele a seguir.
A motivação do Projeto Cores
No mundo das campanhas dos mais diversos setores é comum identificar que cores são destinadas a algum propósito.
Um exemplo simples é o Novembro Azul, criado em sintonia com o Outubro Rosa, voltados para a luta contra o câncer de próstata e de mama, respectivamente.
De um modo geral, a seleção das campanhas, principalmente da saúde, são de nível internacional. Fator que leva diversos gestores a criarem mecanismos para lembrar do momento em suas organizações.
Em nosso país, o Ministério da Saúde conta com mais de 85 campanhas, fora as modificações propostas por estados e municípios.
Um dos primeiros movimentos de saúde relacionando cores foi nos EUA com o Outubro Rosa, datado de 1990. Já a primeira vez da campanha aqui no Brasil foi em 2002 no Obelisco do Ibirapuera, que fora iluminado de rosa.
A campanha deu certo e se espalhou com ações da saúde pública por todo o país, oferecendo informações para a população na prevenção do câncer de mama.
A saúde emprestou o nome de campanhas internacionais como Janeiro Branco, Fevereiro Laranja, Março Azul entre outros para outros setores. Cada qual com seu significado.
A relevância do Projeto Cores na EOS
Aqui na EOS, as bases do nosso projeto passam por vários assuntos da sociedade, tais como inovação, saúde, família, solidariedade, educação e prevenção contra acidentes de trabalho, por exemplo.
Esses temas colorem uma vez por mês o nosso calendário e direcionam ações internas e externas para elucidar a temática aos colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Em 2018, foram diversas tratativas que nos trouxeram a certeza que se engajar nesses temas realmente valeu a pena.
Além dos benefícios de compreensão sobre novos temas, pudemos ajudar ao próximo em campanhas de solidariedade e ainda receber um feedback de como nossas ações trouxeram um impacto na vida dos colaboradores.
As novas cores de 2019
Dando continuidade ao nosso projeto em 2019, nossa evolução agora engloba mais pessoas como protagonistas e alguns temas foram alterados. É o que falaremos a seguir.
Janeiro Branco
O ano começa com o Janeiro Branco, focado em ações de saúde mental. O objetivo é conscientizar a respeito do cuidado necessário com as questões mentais, emocionais, relacionais e comportamentais.
A campanha de nível nacional, é relembrada pela mídia em seus diversos canais de comunicação.
A área da saúde mental é extensa e um assunto sério que coloca em cheque a vida profissional e pessoal. Sendo, portanto, importante para que tratemos com nossos colaboradores.
Fevereiro Laranja
Já no segundo mês do ano falaremos sobre educação. Tema este que considera as vertentes do conhecimento desde a base.
Um dos mais importantes meios da evolução humana é o estudo, e com ele, a decisão do futuro de uma nação.
Dentro desse contexto, a EOS procura meios simples de estimular o colaborador e impactar o ambiente onde vivemos por meio da educação.
Março Azul Turquesa
Como uma empresa que é estruturada para atender o setor de saneamento básico, não poderia faltar uma dedicação especial ao dia mundial da água.
O mês objetiva fomentar o uso consciente da água, alertando para a necessidade de sustentabilidade no consumo.
Já que o desenvolvimento socioeconômico passa por vários critérios, dentre eles, a forma de utilização da água.
Abril Verde
E com tanta responsabilidade à vista não poderia faltar a saúde e segurança no trabalho.
As empresas e seus colaboradores são responsáveis pelo cuidado com a saúde, visto que os desdobramentos não são nada agradáveis.
Só no período de 2012 a 2016, os afastamentos por licença médica custaram 22 bilhões de reais aos cofres públicos no Brasil.
Além do aspecto financeiro financeiro, algumas questões de saúde podem ser irreversíveis e poderiam ser evitadas com prevenção. Como exemplo, o posicionamento correto ao sentar, manipular instrumentos de trabalho e uso de equipamento de proteção.
Maio Amarelo
Em maio também temos uma campanha paralela a um movimento nacional, tratando de ações em segurança no trânsito.
Novamente, o Brasil figura entre os campeões de mortes em acidentes de trânsito. Segundo o relatório Global Status Report on Road Safety da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em 2013, somos o quarto país com mais mortes no mundo por esse motivo.
Assim, o Maio Amarelo é para dar atenção de como conduzimos nosso futuro e dos que nos cercam nas vias públicas.
Junho Vermelho
Já no Junho Vermelho é hora de cuidar da saúde do outro através da conscientização da importância da doação de sangue.
A campanha intenta construir uma visão participativa de nossos colaboradores e da sociedade como um todo.
Um assunto que pode ser resolvido com uma atitude prática, como a doação de sangue, e salvar vidas.
Julho Roxo
O mês de julho vem com foco em ações sociais de caridade. A nossa tentativa é de ajudar ao próximo de maneira participativa.
E ainda, mostrar que aquele que ajuda também é beneficiado pelo prazer de poder cooperar com a causa de alguém mais necessitado.
Agosto Marrom
Em agosto é a vez da inovação. Um assunto crucial para a organização e que abre os braços para a criatividade.
Sabemos que só a inovação pode manter uma empresa no caminho do sucesso e, por isso, dedicamos esse mês a motivar nossos colaboradores neste assunto.
Criar algo novo ou ter uma perspectiva diferente nos ajuda a crescer e levar quem está ao nosso lado por caminhos ainda não desbravados.
Setembro Amarelo
Tão importante quanto tratar de ações de saúde mental são as formas de prevenção ao suicídio. Um assunto que busca a lucidez quanto a um assunto que deve manter todos em alerta.
Tanto para si, quanto para outros, saber os sinais e buscar ajuda especializada é crucial para preservar a vida.
Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, há um suicídio a cada 45 minutos no Brasil. Enquanto à nível mundial, um suicídio a cada 40 segundos.
Apesar dos números parecerem brandos, aqui a taxa cresceu em 60% de 1980 à 2017. Colocando o alerta para o que está acontecendo ao nosso redor.
Outubro Rosa
Essa encena como a mais antiga e conhecida campanha, com a temática prevenção ao câncer de mama. Em 1990, o laço rosa, que representa a campanha, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
E para um assunto tão delicado é que nos desdobramos em informar nossos colaboradores e o meio em que atuamos sobre formas de prevenção.
Novembro Azul
Logo ao lado do mês dedicado a saúde feminina temos o Novembro Azul. Aqui, a temática é a prevenção do câncer de próstata.
Pesquisas do IBGE divulgadas em 2016, mostram que 30% dos homens brasileiros não cuidam da saúde, estimulados pelo estigma de que cuidar da saúde é demonstrar fraqueza.
Os homens apresentam expectativa de vida 7 anos a menos que mulheres, entre outros fatores por doenças que poderiam ser revertidas no estágio inicial.
Por isso a necessidade de conscientizar esse público da importância de cuidar da saúde.
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho vem com o incentivo para fortalecer o cuidado com as famílias e relacionamentos interpessoais.
São efetivadas ações que envolvam os familiares, estimulando a fraternidade e a união. Uma das principais razões é se voltar para a base que forma o ser humano e que lhe incorpora valores éticos.
Mas e você, como planeja colorir seu ano? Junte-se conosco nesse projeto!
Para acompanhar as cores na EOS você pode ver, curtir e comentar todas as nossas ações mensais pelas páginas oficiais no Facebook e LinkedIn.
E em caso de dúvidas ou sugestões, já sabe: Fale com um de nossos especialistas! Nós temos a solução perfeita para você!