Chegou o momento do Reconhecimento EOS do Mês de Outubro e vamos contar pra vocês o que fizemos por aqui! Mas antes, já parou pra pensar o quanto a cultura de reconhecimento é importante?
Segundo docente e consultor de empresas, Mário Sérgio Cortella, o salário não é a principal fonte de insatisfação dos brasileiros. Só a remuneração não seria o necessário, mas a atribuição de valor ao que ele produz. Ser parte de algo, ser uma engrenagem que faz falta para funcionamento do sistema.
Se sentir mais um na organização virou um fardo.
O principal motivo apontado por Cortella é justamente a falta de uma cultura de reconhecimento ao colaborador.
São citados dois pontos cruciais para que se crie um modelo de reconhecimento: Dar energia para a continuidade de boas práticas e evitar a mensagem de que “o silêncio é a melhor maneira de dizer que está tudo em ordem”.
A cultura do reconhecimento
Dentro da cultura de reconhecimento, separamos três dicas que podem estimular a aplicação na sua organização:
Um líder que aprecia é apreciado
Algo muito importante no reconhecimento é que fazer com que os colaboradores sintam confiança neles mesmos incita o comprometimento.
O motivo é simples: Você consegue apoiar e defender algo que você compreende como benéfico e que tem chances de progredir.
Se algo deu certo por uma ação que merece reconhecimento, não hesite em fazê-lo. A organização pode ganhar mais ações como essa em um possível engajamento do colaborador.
Peça a opinião
Como é de conhecimento de todos, quem conhece o processo sabe de detalhes dele que podem passar despercebidos pela gestão de modo geral.
Muitas mudanças feitas por lideranças enérgicas não surtem o efeito esperado por falta de conhecer o processo de forma mais aprofundada.
Sempre que possível e cabível peça a opinião dos colaboradores. Além de ser uma forma de reconhecer o domínio dele sobre o assunto, se isso for para a implantação ele pode ser reconhecido como parte da solução.
Recompensas
Um dos limitantes para a cultura do reconhecimento é pensar que só o aumento salarial é válido.
No momento de reconhecer vale lembrar que um aumento que causa uma emoção passageira.
Procure detalhes sobre o colaborador, para presentear com recompensas pequenas e pontuais. Principalmente se podem ser dadas com prontidão.
Reconhecimento EOS do Mês de Outubro
O Reconhecimento EOS deste mês aconteceu no dia 1 de novembro para que pudéssemos expor as atitudes dignas de uma recompensa em nossa organização.
Na oportunidade, o Gerente de Desenvolvimento, Willian Sander, anunciou o reconhecimento do colaborador Paulo Mello na categoria Ouro.
A ocasião se deu devido a efetiva colaboração na área de projetos da empresa, questões que foram resolvidas com pró atividade.
O reconhecimento EOS ocorre quando um gestor identifica uma ação extraordinária, e não tem necessariamente uma programação.
Mas e na sua organização? Vocês fazem algo relativo à cultura do reconhecimento?
Utilize nosso chat e fale com um dos nossos especialistas. Nós temos a solução perfeita para você!