Os relatórios de gestão são recursos essenciais para a tomada de decisão. Que tal saber quais os principais relatórios para empresas de saneamento?
Nesse texto você vai ver:
- O que são relatórios de gestão
- Quais suas principais funções
- Os 5 relatórios essenciais para empresas de saneamento básico
Pronto para aprender mais? Vamos lá.
O que são relatórios de gestão
Os relatórios gerenciais são documentos que contêm informações relevantes e resumidas sobre processos que envolvem as atividades de uma empresa.
O dia a dia nas organizações geram uma série de informações. Volume de vendas, evolução de preços dos produtos, quantidade de estoques, produtividade dos trabalhadores, etc. Assim, ao longo do tempo vai sendo criada uma grande variedade de dados e informações.
Dessa maneira, os relatórios servem para processar e organizar as informações mais relevantes de um período e fundamentar a tomada de decisão.
Por isso é importante que as informações presentes nos relatórios sejam:
- Atualizadas
- Confiáveis
- Claras
- Objetivas
- Relevantes
Isso ajuda o gestor analisar uma série histórica e projetar cenários futuros mais assertivamente.
Quer ter mais segurança na tomada de decisões? Então eis o que você precisa saber:
O que precisa ter em um relatório
Primeiramente é preciso ter objetivos bem definidos. Precisa saber da situação financeira da sua empresa? O desempenho de seus funcionários? A inadimplência? São diversos dados que podem ser verificados.
Após ter um objetivo bem definido, é preciso garantir que as informações contidas nesse relatório responda sua pergunta.
Por exemplo, se você quer saber da saúde financeira da sua companhia, então o relatório deve possuir informações como entrada e saída de caixa, contas a pagar e a receber, lucratividade, orçamento do período, dentre outras informações que podem ser relevantes ao seu modelo de negócio.
Os relatórios podem mostrar a você o desempenho da sua empresa e quais áreas precisam ser melhoradas.
Além disso, esses relatórios guardam um compilado histórico da empresa, podendo, então, servir como documentação de estratégias e processos.
Um bom relatório não dá espaço para achismos e permite uma visão realista do empreendimento. Assim, preste atenção nos detalhes:
- O relatório deve conter uma boa apresentação e ser funcional;
- A objetividade é uma das principais características dos relatórios gerenciais. Vá direto ao ponto!
- Eles devem ser claros ao ponto de que qualquer pessoa possa entender o que está sendo tratado;
- Não deixe faltar dados, isso pode afetar a tomada de decisão.
Independente de sua área de atuação, os gestores precisam estar munidos de informações confiáveis e relevantes para tomar decisões rápidas e concisas. Por isso, torne os relatórios uma rotina para sua empresa.
Como fazer os relatórios de gestão da minha empresa?
É possível elaborar seus relatórios em planilhas ou documentos de texto manualmente. A questão é que isso pode tomar bastante seu tempo ou de seus colaboradores.
Além disso, as operações manuais são mais suscetíveis a falhas humanas tais como erros de digitação e falta de atenção. Ainda mais quando se trabalha com uma grande quantidade de informações.
Por isso, se optar por construir relatórios manualmente tenha um cuidado redobrado para não prejudicar o resultado que se almeja ter.
O uso de softwares tornam essa atividade mais eficiente, simples e dinâmica. Também deixa mais fácil a organização de informações específicas para a tomada de decisão.
Hoje em dia, grande parte dos sistemas comerciais já emitem automaticamente relatórios de acordo com o período que a empresa desejar e com as informações mais importantes do seu negócio.
Quer um exemplo? Nós te damos cinco!
Os 5 relatórios essenciais para empresas de saneamento básico
1 – Atendimento
O relatório de atendimento é muito importante para as empresas de saneamento básico. Nele consta a quantidade de ligações e economias atendida pela companhia tanto para água como para esgoto.
Além disso, é possível saber:
- A quantidade de economias de água e esgoto faturadas
- A quantidade de ligações de água e esgoto faturadas
- A quantidade de ligações hidrometradas de água e quantas foram faturadas
Essas informações permitem que o gestor tenha uma visão global do atendimento à população e auxilia nas decisões e melhorias do setor.
2 – Volume de água e esgoto
Quanto foi o volume hidrometrado de água e faturado nas indústrias de um município nos últimos três anos? Esse relatório te mostra isso de forma simples e visual!
Com ele é possível saber o volume de água faturado nas diversas categorias de atendimento.
3 – Demonstrativo de Faturamento
Qual foi o volume de faturamento da sua empresa e quanto efetivamente ela recebeu? Quantos cancelamentos ocorreram no período? Quanto foi parcelado?
O demonstrativo de faturamento é um dos relatórios mais importantes para os gestores em qualquer ramo de atuação.
Com ele é possível ter um retrato fiel da realidade e saber como anda asaúde financeira da companhia. Assim, é possível enxergar com clareza a situação orçamentária, analisar a viabilidade de novos investimentos e o quanto se está preparado para arcar com despesas futuras.
E se você pudesse ter todas as informações de atendimento, volume de água e esgoto e faturamento em um só relatório?
Faria a diferença na sua tomada de decisão? Então você precisa conhecer o Netuno. Um sistema de gestão comercial completo e com relatórios perfeitos para sua empresa.
4 – Inadimplência
Qual a taxa de inadimplência da sua empresa? Quais seus maiores devedores? Como sua companhia tem lidado com isso?
Os relatórios de inadimplência são de grande importância a fim de reduzir os riscos do seu negócio. Também pode ajudar a ver quais as melhores ações para reduzir o índice de devedores.
A inadimplência está alta? Leia nosso texto sobre o assunto e veja como é possível sair dessa.
5 – Produtividade
Como anda a produtividade na sua companhia?
Toda empresa conta com funcionários para crescer e por isso, precisa estar atenta às quedas na produção.
O relatório de produtividade vem para trazer uma visão macro de como os funcionários estão agindo em suas atividades e onde estão os gargalos do seu processo.
Por exemplo, seus leituristas estão cumprindo suas rotas no tempo programado? Um relatório de produtividade te ajuda a enxergar isso.
Além disso, podem funcionar como um termômetro para sua empresa. Quando a produtividade começar a cair, pode ser a hora de um treinamento, de conversar com os funcionários ou até mesmo de realizar uma pesquisa de satisfação interna.
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