Que tal consultar situação do CPF em um clique? Sabia que alguns sistemas de gestão te protegem contra a inadimplência? Contamos tudo sobre o assunto hoje.
Atualmente, os bancos de dados de clientes só crescem. Diversas empresas concedem crédito aos consumidores como uma forma de enfrentar a forte concorrência. Mas como essa empresa se protege quanto aos possíveis calotes?
Nesse tipo de situação, a empresa deve adotar estratégias e muito planejamento, afinal, ninguém deseja sair perdendo dinheiro, não é mesmo? Assim, investir em um bom sistema é imprescindível.
A automação comercial é crescente e visa aplicar ferramentas para agilizar processos manuais e facilitar o controle das operações como um todo. Um sistema comercial integrado garante operações mais seguras e eficientes. Isso melhora o trabalho dos funcionários e consequentemente, a prestação de serviço ao cliente.
Mas vamos com calma. Você sabia que uma das consequências da alta inadimplência é a demissão de funcionários? A inadimplência alta sugere que a empresa passará atuar em seu limite financeiro devido o não recebimento de compras. Por isso, diversas companhias investem milhões na tentativa de receber o valor de uma dívida.
De acordo com o Serasa, existem mais de 60 milhões de inadimplentes no Brasil e o atraso já ultrapassa o valor de R$256 bilhões. Esse montante poderia estar circulando nas empresas como capital de giro a fim de melhorar seus processos, produtos e estoques, garantindo assim, novas vendas.
Dessa forma, a inadimplência é um fator preocupante às organizações. Uma baixa inadimplência significa que o capital investido está retornando. Mas, antes de ver as soluções, vamos definir alguns conceitos.
Primeiramente, saiba que inadimplente é diferente de endividado. O primeiro não realiza os pagamentos dentro do prazo estipulado e por isso, perde crédito na praça. Já o segundo, apesar de possuir dívidas, realiza os pagamentos dentro do prazo de vencimento e ainda possui crédito no mercado.
Um outro ponto importante é que credor não se refere apenas a grandes empresas que emprestam dinheiro. Credor é todo aquele a quem se deve dinheiro. Portanto, pode ser aquele parente que emprestou algum dinheiro ou uma empresa que vende seu produto em mais de uma prestação.
Tendo isso em mente, vamos ao próximo passo.
Consultar situação do CPF pode proteger sua empresa?
Digamos que a consulta não garante o pagamento. Mas é o primeiro passo para reduzir o número de inadimplentes na empresa. O segundo passo é conhecer a taxa de inadimplência.
O cálculo varia de empresa para empresa. Porém, dividir o valor dos créditos em atraso pelo valor das vendas a prazo e multiplicar por 100, já resulta na porcentagem de inadimplência da empresa e permite uma visão geral da situação.
Sabendo disso, o que as empresas do seu setor estão fazendo para reduzir a inadimplência? Ver as ações que seus concorrentes estão tomando e se funciona, pode ser de grande valor e fazer você economizar muito dinheiro.
Se isso não for possível, como dissemos anteriormente, é preciso planejar e controlar. Saber o que está entrando e saindo da empresa é de suma importância não só para reduzir a inadimplência.
Para tal, existem diversos sistemas comerciais que permitem total controle das operações. Hoje em dia, muitos softwares oferecem funções que facilitam e garantem eficácia ao setor financeiro, como por exemplo:
- Cadastro de clientes
- Cadastro de fornecedores
- Cadastro de plano de contas
- Cadastro de produtos e serviços
- Cadastro de bancos
- Faturamento
- Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
- Fluxo de caixa
- Geração de boletos de cobrança
- Integração com o Serasa
- Lançamento de empréstimos e investimentos
No geral, todas essas informações são alimentadas de maneira unificada e em tempo real, impedindo que se percam ao longo do processo.
O que um bom sistema pode fazer por sua empresa?
O cadastro de clientes é de extrema importância. Um cadastro incompleto ou desatualizado pode levar a empresa a liberar créditos que, provavelmente, não serão honrados no futuro e interferindo negativamente nas finanças.
Além disso, com um bom cadastro é possível saber quem são os clientes bons pagadores e também, traçar um plano de cobrança aos maus de forma a negociar. O plano ajuda a buscar uma situação que menos afeta seu cliente e a saúde financeira da organização.
A análise de crédito é importante para a decisão de venda. Consultar o CPF de seu cliente permite verificar informações anteriores como débitos com outras empresas, se o nome está negativado no Serasa, se possui protestos, entre outras informações sobre sua situação financeira.
Outra ferramenta de gestão muito útil é o sistema de cobranças. Ela constrói um histórico de cada cliente (valores vendidos, valores em atraso, tempo de atraso, etc), o que possibilita melhores decisões para cada caso. Também é possível criar condições facilitadas de pagamento como boleto bancário, débito automático e até mesmo cartão de crédito, dependendo do ramo de atuação da empresa.
Assim, evita-se que o cliente precise ir até à empresa para negociar ou realizar pagamentos. Além disso, com o sistema de cobrança, nenhum cliente é esquecido, podendo ser contatados por e-mail, telefone ou celular.
Além disso, os sistemas permitem saber com antecedência os prazos de recebimentos e possibilita o envio de notificações aos clientes para que as dívidas não se acumulem. Uma cobrança amigável evita ações judiciais que podem se arrastar por anos.
E se não for possível uma negociação?
Com a análise de todos os clientes, sistemas integrados com o Serasa permitem que, em períodos pré-determinados, os inadimplentes sejam colocados no sistema do Serasa a partir do sistema comercial da empresa. Essa operação reduz tempo e perda de informações dos clientes.
Existem diversas outras funções que um sistema de gestão pode ter para facilitar as atividades de uma empresa. Tratamos aqui principalmente da inadimplência e como isso pode ser reduzido através de um bom cadastro de clientes e sistema de cobrança. Perceba que essas duas funções podem afetar tanto juridicamente sua empresa quanto no relacionamento com o cliente.
Independentemente de suas ações, tente buscar uma gestão financeira impecável através do controle das ações. E além de tudo, valorize os bons pagadores. Com o crescimento da inadimplência, quem honra seus compromissos pode receber um agrado da empresa.
Esperamos que a partir de agora você esteja cheio de ideias sobre inadimplência. Já sabe como vai diminuir os inadimplentes e melhorar a saúde financeira de seu negócio? Em caso de dúvidas ou sugestões, fale com um de nossos especialistas, temos a solução perfeita para você.