Você sabe o que é sistema de telemetria? É uma tecnologia que já está há algum tempo no mercado, mas que a cada dia ganha mais espaço em diversos setores. Que tal saber mais? Confira nosso texto!
A palavra telemetria é de origem grega. “Tele” significa remoto e “metron” é medida. Bem como a própria palavra diz, a telemetria é uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados.
Através do uso de recursos para realizar medições e coleta de dados, o sistema de telemetria realiza uma comunicação com um receptor que, por sua vez, faz o processamento destes dados.
Até um tempo atrás, somente grandes empresas detinham tal tecnologia e eram comumente utilizadas para a gestão de frotas.
Entretanto, com um mercado cada vez mais competitivo, a telemetria se expandiu para os mais diversos setores, tornando-se um fator estratégico de sobrevivência de várias empresas.
Por meio da telemetria, é possível medir informações de mais interesse da empresa e que facilitem o trabalho dos operadores.
No geral, um sistema de telemetria é composto por um Centro de Controle e Operação (CMO) e unidades remotas. Estas unidades permitem visualização e controlar os processos mais importantes de uma empresa.
Onde a telemetria pode ser utilizada?
Como já dito, hoje em dia a telemetria se faz presente em diversos setores. Na gestão de frotas, a telemetria é utilizada para acompanhar o desempenho dos veículos e dos motoristas, e objetiva melhorar suas performances.
Neste segmento, é possível controlar gastos importantes como consumo de combustível, quilômetros rodados e períodos de trabalho.
Outro setor que usa a telemetria é o agronegócio. Ela acompanha o andamento da safra através de sensores que medem os principais fatores que influenciam na qualidade da produção agrícola. O mesmo ocorre nas indústrias, evitando erros e paradas desnecessárias na produção.
Mas, não é somente os setores produtivos que podem fazer uso dos sistemas de telemetria.
É possível utilizá-la em edifícios e casas para monitoramento e controle do consumo de energia elétrica. Através de alguns parâmetros, é possível realizar análises e buscar um uso mais eficiente da energia.
E em uma concessionária de serviços de saneamento básico. Já imaginou como poderia ser utilizada?
Os sistemas de telemetria nas concessionárias de saneamento
Há concessionárias que fazem uso da telemetria para facilitar as leituras. A Águas Guariroba, por exemplo, implantou em algumas localidades a medição por telemetria. Através de um hidrômetro digital, o total consumido é enviado por radiofrequência e captado por uma antena receptora.
A empresa possui duas antenas em dois pontos da cidade que realizam a leitura à distância de hidrômetros de 2 mil imóveis.
Já em localidades que necessitam de leiturista, o registro é captado através de uma antena portátil instalada em carro ou moto. Assim, o leiturista pode realizar as leituras em movimento, sem necessidade de passar de casa em casa.
A concessionária afirma que cada hidrômetro possui uma identificação única e uma chave de segurança. As quais garantem sigilo total das informações transmitidas por meio da telemetria.
Em outros casos, como em Joaçaba, no estado de Santa Catarina, o sistema telemetria foi implantado para controlar o sistema de abastecimento e as estações de tratamento de esgoto.
Foram instaladas unidades remotas em estações elevatórias, reservatórios, macromedidores e nas estações de tratamento.
No geral, em casos de interrupção de abastecimento ou vazamentos, cabe a população avisar a concessionária o que está ocorrendo. Já com o sistema de telemetria, a empresa sabe imediatamente da existência de anormalidades em seu processo.
Isso gera menores custos de operação e mais rapidez nos serviços. O que agrega à confiabilidade que a empresa transmite.
Além disso, é um importante fator para a redução de perdas de água. Já tratamos aqui diversas vezes sobre este assunto. O Brasil tem um elevado índice de perdas de água no sistema de abastecimento, cerca de 40% de toda água coletada e tratada.
Com o sistema de telemetria, o SIMAE de Joaçaba reduziu 20% de suas perdas de água. E isso impacta diretamente nos custos da empresa. O que a telemetria poderia fazer na sua concessionária?
Benefícios do sistema de telemetria
Diversos benefícios podem ser citados sobre a telemetria. Seguem alguns deles:
- Monitoramento em tempo real do funcionamento de todos os sistemas e equipamentos elétricos e hidráulicos das concessionárias;
- Alarmar vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões;
- Acionamento e desligamento remoto de estações elevatórias;
- Controle de dosagem de produto químico para tratamento de água e esgoto;
- Prevenir e minimizar perdas com insumos;
- Reduzir perdas de água;
- Reduzir custos operacionais de deslocamento de equipes;
- Facilita a manutenção preditiva de equipamentos;
- Registros gráficos de todas as operações.
Os sistemas de telemetria elimina achismos e traz dados confiáveis para melhorar a tomada de decisão na empresa. Além disso, como se pode perceber, há diversos pontos que podem ser controlados para eliminar ou diminuir gastos.
O sistema também permite a geração de diversos relatórios que auxiliam em uma visão mais holística das ações. Com mais segurança e redução de custos, ganha-se produtividade nas operações e maiores lucros para a companhia.
Tudo isso agrega para as decisões estratégicas da companhia frente ao mercado e permite uma gestão mais inteligente.
Esperamos que após essa leitura, você esteja curioso para aprender mais sobre os sistemas de telemetria.
Em caso de dúvidas ou feedbacks, entre em contato com nossos especialistas. Temos a solução perfeita para você.