O artigo de hoje fala sobre software de gestão de serviços, um grande aliado do serviço de campo. Uma solução de alto impacto na produtividade das organizações. Nos acompanhe!
Vamos falar dos seguintes tópicos:
- O que é um software de gestão de serviços?
- Serviços de campo do saneamento básico
- Nautilus Serviços: A solução sob medida
Seja para organizar estoques, fazer integrações com outras áreas da empresa ou servir de base para decisões estratégicas, um software de gestão de serviços é crucial para uma empresa moderna.
O que coopera para que produtos e serviços se tornem acessíveis e dinâmicos, assim como seus usuários. Uma empresa que não consegue aplicar essas mesmas características à sua gestão perde em produtividade, lucratividade e rentabilidade.
Nos serviços de saneamento básico não é diferente, a gestão do setor precisa de profundas transformações no Brasil. Essas mudanças devem ser percebidas, planejadas e controladas para entregar um melhor serviço aos clientes. Garantindo assim a sustentabilidade dessas empresas.
Inclusive, vamos conhecer uma solução que ajuda o setor nessa missão, o Nautilus Serviços. Ferramenta que auxilia ao gestor nas operações de campo do saneamento básico.
O que é um software de gestão de serviços?
Para saber a real função de um software de gestão de serviços, podemos começar entendendo o que é um Enterprise Resource Planning (ERP). Em tradução livre, seria sistema integrado de gestão empresarial.
Desde 1950, os ERP’s são responsáveis pelo controle de diversas áreas dentro de uma empresa. Entre elas, o processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças.
Para empresas com foco em serviços é necessário um sistema específico e adaptável, além de uma estrutura com algumas bases:
- Automação de tarefas;
- Sustentabilidade na utilização dos recursos;
- Transparência nas operações;
- Monitoramento de índices de satisfação;
- Registro de índices de qualidade dos serviços.
Esse tipo de solução possibilita uma transformação de resultados, pois serve de base para decisões operacionais e estratégicas.
Décadas atrás, um software de gestão de serviços era luxo de grandes empresas, mas hoje ele é crucial para se manter no mercado imerso em novas tecnologias. E serve até mesmo como base de apoio para a governança, que ressalta a importância da transparência das organizações em suas atividades.
Serviços de campo do saneamento básico
Os serviços de campo do saneamento básico constituem diversas operações que se iniciam nos atendimentos e são concluídas com obras ou verificações presenciais.
Por exemplo: um cliente que necessita de uma nova ligação de água em sua casa entra em contato com a companhia para efetuar o pedido. Isso gera uma ordem de serviço (OS), com prazos previamente definidos.
Após o executor vistoriar o local, faz-se a instalação e dá baixa na OS. Só assim o setor de cobrança recebe as informações necessárias para acrescentar um débito na conta, caso o serviço em questão for passível de cobrança.
Como você pode notar, os serviços no saneamento básico envolvem vários setores da empresa e necessitam de alinhamento e fluidez. Precisando ainda de uma política de qualidade, desde o primeiro atendimento até o feedback dos serviços.
Infelizmente, nem sempre tudo sai como planejado, o que gera custos financeiros e desgastes internos. Se fazendo necessário uma reação gerencial para corrigir os processos e assim preservar a sustentabilidade da companhia de saneamento.
Tal feito é contemplado no papel dos softwares de gestão de serviços, que permite a alocação de os recursos humanos, físicos e financeiros e a criação de rotinas para tarefas comuns. Ações que vão liberar a área gerencial para cuidar de peculiaridades ou exceções na execução dos serviços.
Um produto que tem atendido tanto a requisitos da gestão moderna quanto às particularidades do saneamento básico é o Nautilus Serviços, que veremos em mais detalhes agora!
Nautilus Serviços: A solução sob medida para o saneamento básico
O Nautilus é um software de gestão de serviços criado pela EOS, que permite a integração dos níveis estratégico, tático e operacional.
A integração entre setores é justamente uma das mais atrativas da solução, já que o Nautilus está presente desde o recebimento das solicitações até a baixa da OS’s. Tudo feito por meio de um acompanhamento gerencial computadorizado e conectado aos executores por smartphones.
O sistema trabalha com o princípio de fluidez e clareza nas informações, disponibilizando-as em tempo real.
O funcionário pode receber ordens de serviço aonde estiver, evitando um retorno à base exclusivamente para baixar uma OS, por exemplo.
Como o Nautilus mantém registros de materiais e padrões na execução de serviços, fica mais fácil detectar avarias de estoque ou de tempo. E independente de ser uma dificuldade do colaborador ou do processo, existirão dados conclusivos sobre o serviço prestado, possibilitando o alinhamento.
Não é necessário recriar a roda todos os dias! O Nautilus dá opções de agrupar ordens de serviços, considerando as particularidades da empresa, permitindo direcioná-las em lote a uma equipe.
Isso dá um tempo extra para o gerente lidar apenas com serviços conduzidos de modo errado ou que possuam falhas de informação. O que pode ser feito através dos módulos de análise e auditoria.
Por fim, cada uma das ações efetuadas em sistema é registrada. Isso possibilita transparência na hora de apresentar essas informações a diretoria, investidores ou agências de regulação.
Para saber mais sobre o Nautilus Serviços e como ele tem ajudado as companhias de saneamento, clique aqui!
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