No texto de hoje vamos falar sobre a tecnologia mobile e como ela vem influenciando as mais diversas áreas. O foco dessa vez são os serviços de campo.
Este texto contém:
- Tecnologia mobile nos serviços de campo
- Facilita a gestão de tempo e a produtividade
- Aumenta a segurança das informações corporativas
- Reduz custos empresariais
- Tecnologia mobile no saneamento básico
A tecnologia tem influenciado os mais diversos setores e não seria diferente com os serviços.
A competitividade induz as empresas a buscarem qualidade na prestação de serviços, reduzir custos e aumentar a produtividade.
Seguindo essa ótica, a inovação tecnológica se revela fundamental e diversas ferramentas são criadas e disponibilizadas para fomentar a produtividade nesses processos.
Sendo assim, por diversos fatores, a tecnologia é cada vez mais intrínseca nas atividades das organizações e hoje vamos falar um pouco mais sobre isso.
Tecnologia mobile nos serviços de campo
Para falar de tecnologia nos serviços de campo é essencial lembrar que a comunicação e a conectividade das equipes que operam os serviços são essenciais.
Quando utilizamos a tecnologia da maneira correta simplificamos o contato, deixando-o mais rápido e eficiente.
Mesmo ferramentas já conhecidas, como e-mail corporativo ou aplicativos de sala de aula para smartphones, escondem uma eficiência e seriedade que deve ser evidenciada.
A informação precisa no tempo certo agiliza os procedimentos a serem executados.
Como diz o Prof. José M. de Azevedo Netto, pode-se até fazer treinamentos com esse modelo de operação. A riqueza de detalhes se faz presente com a tecnologia e o feedback é bem mais rápido que uma reunião, por exemplo.
Você usa ou provavelmente é cercado por pessoas que usam o WhatsApp. Mas você sabia que ele foi um dos primeiros aplicativos cotados para comunicação interna na nossa era tecnológica?
Os smartphones eram vistos apenas como dispositivos que atrasam os serviços pelo uso desmedido dos funcionários.
Entretanto, com o passar do tempo, passaram a incorporar o dia a dia das organizações na realização das atividades.
Por sua abrangência, os programadores viram uma oportunidade de criar ferramentas mais específicas que o WhatsApp.
Em 2012, a aplicação Yammer foi comprada pela Microsoft disponibilizando versões Web, Android, IOS, MAC e Windows.
O software se revelou excelente para montar uma rede interna em organizações com uma interface simples, ao modelo do Facebook, e permitiu a criação de grupos, publicações e compartilhamento das informações.
Um outro exemplo é o Slack. Ele fornece um chat que pode ser organizado por canais, times ou projetos e, em muitos casos, pode substituir o antigo e-mail.
Facilitando a gestão de tempo e a produtividade
Outra grande barreira organizacional é o tempo para execução de tarefas.
A Lei de Pareto explica: Muitas vezes, as atividades que são base da sua organização deixam de ser realizadas com eficiência por motivos secundários.
Ou seja, a falta de organização do tempo disponível para executar tarefas vai interferir em larga escala na sua produtividade.
Contudo, equipando e corrigindo os tempos e execuções do processo principal se pode adquirir uma alta eficiência.
Imagine o quanto o gerenciamento online das tarefas contribui para alocar os recursos materiais e os recursos humanos?
As organizações na área de tecnologia sabem disso e investem pesado.
Este é o caso da empresa Objective que trabalha com um software que produz um relatório em tempo real dos acontecimentos dos serviços de entrega. Monitorando as rotas e a localização do colaborador, permite uma redução do tempo de tomada de decisão e prioriza as tarefas.
Além disso, ela possui um comunicador embutido no software que pode ser útil no caso de erros inesperados nas atividades de campo.
Aumentando a segurança das informações corporativas
Por falar em tomadas de decisão, só quem lida com dados sigilosos e crescentes entende a necessidade de programas confiáveis.
Essa é uma realidade crescente nas empresas e traz à tona a necessidade de obter a segurança das informações. Pois, além do fato da natureza estratégica e competitiva, é preciso considerar como a equipe é afetada, por exemplo, quando tem que refazer uma atividade por dados que foram corrompidos em um banco ou se perde um negócio por vazamento de informações.
Dentro desse cenário, surgem aplicações como o Microsoft Enterprise Mobility + Security que fornece controle e segurança para dados e acessos.
O primeiro grande trunfo da aplicação é o controle de identidade com acesso pela nuvem, num ambiente protegido contra ataques.
Uma aplicação multiplataforma (IOS, Android, Windows) que permite uma colaboração segura, pelos níveis de controle fornecidos ao gerenciador do sistema.
Reduzindo custos empresariais
Já vimos que investir em tecnologia mobile para serviços de campo facilita a gestão e aumenta a segurança de seus dados.
Mas há outros retornos?
Com as organizações adentrando mundo tecnológico percebemos que há um investimento a ser feito e, por isso, vamos falar sobre possíveis retornos desse tipo de investimento.
Manutenção com Internet das coisas (IoT – Internet of Things)
A tecnologia implantada em dispositivos de uso comum os transformam em mais do que meros aparelhos.
Um exemplo que pode ser citado é a SAP que implantou em 2017 um protótipo de manutenção preditiva no Burguer King.
Os equipamentos da cozinha acionam a equipe de manutenção quando “compreendem” que é necessário. Sem a necessidade do gerente fazer esse procedimento, ele pode cuidar de outros assuntos.
Dessa forma temos redução de tempo no atendimento, sem perda de qualidade, e reduzindo também os custos.
Gerenciamento de estoque
Segundo dados do relatório “The Mobile Technician: The Evolution of the Connection”, da Aberdeen Group realizada em 2015, a IoT aumenta em 29% o número de solicitações de novos serviços com real necessidade e melhora a mobilidade em 65%.
Cenário que só é possível graças ao controle de estoque inteligente, que reduz deslocamentos desnecessários ao passo que aumenta o nível de satisfação desde o colaborador até o cliente.
Pensando nessa necessidade de reduzir deslocamentos a empresa CPqD criou um sistema para controle de solicitações de atendimento na ELETROPAULO.
O caso é que a companhia energética possui cerca de 10 mil solicitações por dia. Para isso, contratou motoqueiros que se deslocam até o local para verificar a necessidade real antes de uma equipe se deslocar.
Essa mudança gerou uma grande quantidade de solicitações internas, demandando um alto número de pessoal para troca de informações.
A tecnologia entrou justamente enviando por uma ligação virtual automática os serviços do dia para o motoqueiro. Com o mesmo sistema e após conferir a necessidade real do cliente, o moto atendente confirma a necessidade de deslocamento de uma equipe.
Tecnologia mobile no saneamento básico
E por último vamos citar as nossas tecnologias mobile para o mercado de saneamento básico. O Agillis e o Nautilus vem para ajudar nos serviços de campo sendo uma uma solução inteligente para uso na medição de consumo de água e para controle de serviços de campo, respectivamente.
O Agillis conta com uma versão web para administração, alocação de rotas e acesso a relatórios. E uma versão para coletor, Android ou PDA, para o leiturista comunicar a leitura efetuada, ocorrências e visualizar próximos imóveis para realizar medição.
Já o Nautilus permite gerenciamento, manutenções, planejamento, distribuição e controle dos processos que a organização desempenha. Mantendo os padrões, transparência e facilidade na operação. Além de ser customizável, preza pela integração com outros sistemas e pela conectividade para disponibilizar as informações em todos os canais necessários.
Com um conjunto de utilidades o sistema incorpora cadastros, leitura e programação de rotas, consultas personalizadas, relatórios para uso gerencial, e um módulo de fiscalização.
A nossa expertise unida a um trabalho sério facilita a proximidade da empresa de saneamento com o cliente, diminui gastos e aumenta a produtividade.
Como a tecnologia tem cooperado na sua empresa? Tem procedimentos por aí precisando de uma mãozinha tecnológica?
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